A cólera é uma doença infecciosa intestinal aguda, transmitida, principalmente, pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Pode ser transmitida também pelo manuseio de produtos contaminados, por moscas ou ainda pelo contato direto entre pessoas infectadas.
Ela causa dor abdominal, vômitos e diarréia – que na maioria dos casos é abundante e incontrolável. Em consequência, o doente pode apresentar um quadro grave de desidratação e choque. Por isso, se a doença não for tratada rapidamente, pode matar em questão de horas.
O diagnóstico e o tratamento precoce dos casos são fundamentais para a recuperação do paciente, além de contribuir para a diminuição de casos e contaminação do meio ambiente.
CUIDADOS BÁSICOS
- Lembre de lavar as mãos com água e sabão antes de comer;
- De preferência, consuma água mineral engarrafada ou outras bebidas industrializadas. Caso contrário tente ferver ou tratar a água.
- Tenha certeza que tanto o gelo quanto os sucos foram preparados com água mineral ou tratada;
- Prefira restaurantes e lanchonetes que tenham sido indicados por agências de viagens, guias, recepcionistas dos hotéis ou por alguém do local.
- Evite comer alimentos de ambulantes;
- Comer alimentos bem cozidos e ainda quentes; armazenar adequadamente os alimentos cozidos que serão consumidos mais tarde;
- Evitar o consumo de alimentos crus, mal cozidos/assados (saladas, ovos, carnes, dentre outros);
- Evitar o contato entre alimentos crus e cozidos;
- Evitar comer comidas cozidas e deixadas à temperatura ambiente por várias horas.
CÓLERA NO BRASIL – O último caso de cólera no Brasil foi registrado em 2006. Também notificados casos em 2005 (5) e 2004 (21). Em 2003 e 2002 não houve casos registrados. Em 2001, foram sete casos. A introdução da cólera, no Brasil, ocorreu em 1991, pela Amazônia. Naquele mesmo ano, a região Nordeste também foi atingida, apresentando, em 1992, características explosivas, principalmente nas áreas com situação precária de saneamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário