sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Hipertensão Arterial


Conhecida popularmente como pressão alta é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, aferida com  esfigmomanômetro (aparelho de pressão) ou tensiômetro, tendo como causas a  hereditariedade, a obesidade, o  sedentarismo, o alcoolismo, o  estresse, o  fumo e outras causas.Pessoas negras possuem mais risco de serem hipertensas. A sua incidência aumenta com a idade, mas também pode ocorrer na juventude.

O coração é uma bomba eficiente que bate de 60 a 80 vezes por minuto durante toda a nossa vida e impulsiona de 5 a 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo.
Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo.
Ela pode ser modificada pela variação do volume de sangue ou viscosidade (espessura) do sangue, da freqüência cardíaca (batimentos cardíacos por minuto) e da elasticidade dos vasos. Os estímulos hormonais e nervosos que regulam a resistência sangüínea sofrem a influência pessoal e ambiental. 

Cuidados para medir a pressão arterial
Alguns cuidados devem ser tomados, quando se verifica a pressão arterial:
*repouso de 15 minutos em ambiente calmo e agradável;
*a bexiga deve estar vazia (urinar antes);

*após exercícios, álcool, café ou fumo aguardar 30 minutos para medir;

o manguito do aparelho de pressão deve estar firme e bem ajustado ao braço e ter a largura  de 40% da circunferência do braço,sendo que este deve ser mantido na altura do coração

*não falar durante o procedimento;

*esperar 1 a 2 minutos entre as medidas;

*manguito especial para crianças e obesos devem ser usados;

*a posição sentada ou deitada é a recomendada na rotina das medidas

*vale a medida de menor valor obtido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário