sábado, 25 de setembro de 2010

Granulócito neutrófilo


Os neutrófilos são uma classe de células sanguíneas leucocitárias, que fazem parte do sistema imunitário e são um dos 5 principais tipos de leucócitos (neutrófilos,  eosinófilos, basófilos, monócitos e linfócitos).
São leucócitos polimorfonucleados, têm um tempo de vida médio de 6h no sangue e 1-2dias nos tecidos e são os primeiros a chegar às áreas de inflamação, tendo uma grande capacidade de fagocitose. Estão envolvidos na defesa contra bactérias e fungos. Os neutrófilos possuem receptores na sua superfície como os receptores de proteínas do complemento, receptores do fragmento Fc das imunoglobulinas e moléculas de adesão.
Fagocitose
Neutrófilos são fagocitos capazes de ingerir microrganismos ou partículas. Ao fagocitar forma-se o fagossomo onde os microrganismos serão mortos pela liberação de enzimas hidrolíticas e de espécie reactiva de oxigénio. O consumo de oxigênio durante a reação de espécies de oxigênio é chamado de queima respiratória que nada tem a ver com respiração celular ou produção de energia.
A "queima respiratória", envolve a ativação da enzima NADPH-oxidase, que produz grandes quantidades de superóxido, uma espécie reativa do oxigênio. Superóxido gera o peróxido de hidrogênio que é convertido em ácido hipocloroso (HClO) pela enzima mieloperoxidase. É o HClO que tem propriedades suficientes para matar a bactéria fagocitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário